Bomba de Diafragma

  • Bomba de Diafragma

A bomba pneumática de diafragma duplo utiliza o ar comprimido como fonte de energia, e foi desenvolvida principalmente para aplicações de difícil bombeamento. No entanto, a bomba pneumática de diafragma é um equipamento que agrega em um único produto diversas vantagens técnicas e operacionais, dificilmente atingidas por outros tipos de bombas. Estas características tornam as bomba pneumática de diafragma tão versáteis que sua gama de aplicações é praticamente ilimitada. O bloco central da Bomba de Diafragma possui uma válvula de ar que direciona o ar comprimido, pressurizando inicialmente um dos diafragmas (câmara B), que por sua vez impulsiona o fluido que está na câmara à sua frente (câmara de líquido). O fluido é impulsionado para cima, devido à ação dos conjuntos esfera/assento, sendo direcionado para a saída através dos coletores (manifoalds), enquanto isso o outro diafragma é puxado para trás pelo eixo que interliga os diafragmas, succionando o fluido para dentro da outra câmara de bombeamento (câmara A). Quando os diafragmas completam seu curso, a válvula pressuriza a câmara do diafragma oposto, gerando o mesmo processo já descrito acima. O movimento alternado dos diafragmas executa o bombeamento da bomba pneumática de diafragma, com um fluxo pulsante.

Características técnicas da bomba de diafragma:

Vazão de até 59,0 m³/h (p/ água) Pressão de descarga de 7,0 bar (para bomba High Pressure até 14,0 bar). Materiais de construção: Metálicos: Alumínio, Ferro Fundido, Aço Inox e Hastelloy. Termoplásticos: Polipropileno e Kynar. Elastômeros (partes internas): XL (composto de polipropileno), Buna'n, Viton, Hytrel e PTFE. Bomba pneumática de diafragma auto escorvante com capacidade de aspirar até 7,5 mts de comprimento (dependendo do modelo e material da bomba). Vazão e pressão de bombeamento regulável através do ar comprimido. Condição de operar a seco sem prejudicar a Bomba de Diafragma. Admite partículas sólidas de até 9,0 mm (dependendo do modelo), as bombas tipo FLAP admitem sólidos de até 28 mm. Pode ser operada com a descarga fechada (pressurizada) indefinidamente sem quaisquer danos, dispensando acessórios de segurança como válvulas de alívio entre outros. Não possui selos mecânicos, a isentando de vazamentos por queima do mesmo. Ideal para produtos abrasivos, viscosos, sensíveis e degradáveis.

Aplicação da bomba de diafragma:

Aplica-se em diversos produtos, podemos mencionar produtos químicos tóxicos e corrosivos, adesivos, tintas e vernizes, pigmentos, resinas, barbotina e esmaltes cerâmicos, lodos industriais, efluentes, óleos, combustíveis, hidrocarbonatos, solventes, sangue, amônia, shampoo , detergentes, terra diatomácia, entre outros produtos. Equipamentos especiais para área alimentícia e farmacêuticas no bombeamento de extrato de tomate, iorgutes, lecitina, cremes e cosméticos, entre outros. Salientamos uma aplicação exclusiva em equipamentos de filtragem “FILTRO PRENSA” o qual necessita de pressão elevada e quando saturado não coloca a bomba de alimentação em risco, pois a bomba pode ser pressurizada.

Bomba de diafragma elétrica:

A Bomba de Diafragma Duplo Elétrica foi desenvolvida visando aplicações onde não exista a disponibilidade de ar comprimido, onde normalmente é recomendado uma bomba pneumática de diafragma, em função de características do produto a ser bombeado, como abrasão, viscosidade entre outros. Assim, este equipamento possui o mesmo princípio de bombeamento das bomba pneumática de diafragma, porém com um acionamento mecânico para o conjunto, o que o torna uma bomba de deslocamento positivo. O funcionamento do equipamento é gerado por um motor e um redutor, o qual impulsiona os diafragmas através de um par de excêntricos gerando um movimento alternado para os mesmos. Esse efeito aliado à ação de válvulas de sucção e recalque presentes no cabeçote, aspira e descarrega o líquido de forma pulsante. Os 2 cabeçotes de bombeamento normalmente são interligados (entrada e saída única), podendo também operar de forma independente (2 entradas e 2 saídas). Para tanto, consulte nosso departamento técnico para maiores informações.

Características técnicas da bomba de diafragma:

Vazões de até 16000 l/h (para água). Pressão máxima admissível 5,0 kgf/cm². Cabeçotes fabricados em Termoplásticos, (Polipropileno ou Kynar) ou Metálicos (Aço Inox, Alumínio ou Ferro Fundido). Diafragmas fabricados em XL-TPE, PTFE, Viton ou Buna'n. Construção robusta. Baixo índice de manutenção. Admitem produtos corrosivos, abrasivos e de alta viscosidade. Auto aspirante.

Precauções com a bomba de diafragma:

Não operar com a Bomba de Diafragma em condições de pressão superior a 5,0 kgf/cm² ou interromper a passagem de líquido na tubulação com a bomba em funcionamento, pois isto acarretará o rompimento do diafragma ou quebra do acionador (prato traseiro, eixo, etc).

Recomendações da bomba de diafragma:

Quando operar com a Bomba de Diafragma em condições críticas (pressão muito alta ou possível fechamento de válvula da tubulação) utilizar sempre válvula de alívio, pois isto garantirá uma maior vida útil do equipamento.

Aplicação da bomba de diagrama duplo:

Transferência de produtos químicos ácidos ou alcalinos, podendo ser utilizadas em processos industriais nas áreas químicas, petroquímicas, beneficiamento, usinas de açúcar e álcool, farmacêuticas, dentre várias outras aplicações ou quando não há disponibilização de ar comprimido no local.

Orçamento para Bomba de Diafragma

Ligue: (11) 5641-3018 / (11) 5641-0992

Ou entre em contato via email: vendas1@triangulobombas.com.br