Bomba Darka

  • Bomba Darka

Bomba Darka centrífuga

São aquelas que se utilizam de uma fonte de energia, seja ela produzida por um motor elétrico ou de combustão, transmitindo ao líquido, através da força centrífuga, parte dessa energia em pressão e/ou velocidade.

Durante sua atividade, o líquido bombeado entra pela parte frontal do equipamento, ganha velocidade ao passar pelo seu rotor (que em alguns casos podem ser mais de um), e sai radialmente em relação ao eixo.

Numa classificação geral, toda linha de bombas produzida pela Darka é centrífuga, porém para facilitar o entendimento, algumas séries e conjuntos de bombas, ganham uma divisão mais detalhada no menu lateral esquerdo. São os casos das bombas com Injetor Interno, Injetoras, Auto Escorvantes e Submersíveis.

Segue abaixo apresentação de algumas linha das Bombas Darka.

Bomba Darka monoestágio

Bomba Darka

São bombas dotadas de apenas um rotor interno, onde a principal função é valorizar a vazão que essas bombas podem atingir. São os modelos mais comuns de bombas comercializadas.

Dentre os modelos que se destacam nessa série estão as bombas de combate a incêndio e abastecimento predial. Seus bocais de sucção e recalque podem ser produzidos para conexões em rosca (BSP) ou flange (acompanham contra-flange).

Bocais Rosqueados: CA, CAE, CD, CE, CF, CFJ, CH, CJ, CR, CS, CV, CW, CWD, CWE, CWF, CWH, CWJ, CWR, CWS e CWV.

Bocais Flangeados: CB, CFF, CL, CSA, CWFF, CWX, CX, CY e CYB.


Bomba Darka multiestágio

Bomba Darka

São bombas dotadas de dois ou mais rotores internos, localizados um deles no corpo e os demais em seu(s) estágio(s), sendo que, cada estágio comporta um único rotor.

Para saber o número de rotores e estágios desse modelo, precisamos contar quantos estágios (peça que lembra um anel e que fica entre o motor ou a intermediária, e o corpo) a bomba possui. Uma bomba com quatro estágios possui em sua composição, cinco rotores (um no corpo e mais quatro nos estágios).

Esse modelo além de atingir uma grande vazão, também consegue alcançar altos índices de altura manométrica. Seus bocais de sucção e recalque podem ser produzidos para conexões em rosca (BSP) ou flange (acompanham contra-flange).

Bocais Rosqueados: AC, AP e AB/AM.

Bocais Flangeados: A, AF, AFJ, AG, AH e AKL.


Bomba Darka de baixa rotação

Bomba Darka

São bombas dotadas de rotores diferenciados, com comprimento das palhetas e diâmetro maior que o convencional. As bombas de baixa rotação atendem as necessidades de lugares onde o interesse maior é na alta vazão que ela atinge, sem ter a necessidade de alcançar grande pressão ou distância.

Diferentemente dos motores convencionalmente utilizados pela Darka, de 3500 rpm, as bombas Darka de baixa rotação trabalham com motores de 1750 rpm.

Essa mudança permite que os equipamentos funcionem sem que o eixo do motor entorte, ou o corpo da bomba trinquem já que as dimensões dos rotores são maiores.

Bomba Darka para piscina

Bomba Darka

Com corpo, rotor e pré-filtro fabricados em ABS, a série PHVD é feita especialmente para o uso em piscinas. A forma como é fabricada facilita na hora de eventuais manutenções, como limpeza de folhas, fios e insetos retidos em seu pré-filtro, além de suas peças não enferrujarem.

O pré-filtro que acompanha a bomba Darka é a peça que fica na sucção e que tem como função reter em um cesto instalado internamente materiais suspensos na água da piscina, evitando assim que eles danifiquem, entupam o rotor da bomba ou cheguem até o filtro comprometendo seu funcionamento.

Hoje menos utilizada e procurada pelo mercado, a antiga série para piscinas HV, ainda é produzida sob encomenda pela Darka, que também disponibiliza a seus clientes, peças de reposição do antigo modelo fabricado em ferro fundido.


Bomba Darka para banheira de hidromassagem

Bomba Darka

São os modelos mais simples e que não necessitam de grandes vazões ou alturas manométricas. Por estarem ligadas diretas as banheiras de hidromassagem, esse tipo de bomba não requer muita potência, dessa maneira seu corpo geralmente é produzido em ABS, o que facilita sua manutenção.

Outro diferencial dessa bomba é o formato do seu bocal de sucção que é inclinado, impedindo que a água utilizada na banheira se acumule em seu corpo, oferecendo assim uma maior higiene ao processo de hidromassagem, evitando odores e sujeiras liberadas durante sua reutilização.

As bombas Darka série ADO é feita especialmente para o uso em banheiras, ofurôs e spas.

A forma como é fabricada, com a sucção na parte inferior do corpo, inibe o acumulo de água suja no corpo da bomba Darka evitando maus odores e fluxo de água suja a cada reutilização.

Seu corpo e rotor são fabricados em ABS, que impedem o surgimento de ferrugem em suas peças e barateiam o custo de eventuais manutenções.

Bomba Darka para garimpo

Hoje menos requisitadas pelo mercado, as bombas para Garimpo Darka foram campeãs de vendas por muito tempo, principalmente durante o auge da atividade garimpeira no Brasil. São modelos que, utilizando rotores semi abertos e de materiais bem resistentes, atuam na remoção de fluídos com detritos.Sua fabricação é feita em mancal com base para motor a Diesel, ideal para locais que não têm infra-estrutura para ligações elétricas


Bomba Darka injetora

Bomba Darka

São bombas centrífugas geralmente utilizadas em poços e cisternas.

Apresentam eixo horizontal e um dispositivo chamado de injetor. Esse dispositivo, instalado nas tubulações de retorno e sucção submersas no poço, aplica uma força de pressão na tubulação, ocorrendo o efeito de sucção, ou seja, puxa a água de seu local de origematé a bomba, vencendo a NPSH (força de pressão que age contra a bomba).

Para garantir a segurança e a durabilidade, este modelo é dotado de um protetor térmico que evita o aquecimento da bomba durante o funcionamento.

Bombas injetoras são subdividas em Monoestágio (um único rotor) e Multiestágio (dois ou mais rotores), que afetam diretamente no rendimento do produto no que diz respeito à pressão, vazão, altura manométrica e consumo de energia.


Bomba Darka autoescorvante

Bomba Darka

São bombas que fazem automaticamente o processo de retirada de água da bomba (escorva). Seu funcionamento se dá através de um escorvante interno, que através do vácuo, retira o ar do sistema gerando pressão na entrada da bomba, garantindo assim uma maior durabilidade e tempo de funcionamento.

Esta série elimina a necessidade da válvula de pé na tubulação, mantendo em seu corpo um compartimento que mesmo após o uso permanece cheio de água. Quando retomado o funcionamento da bomba, o rotor impulsiona o líquido retido neste compartimento, fazendo assim a aspiração do líquido pela tubulação.

São divididas em modelos de alta e baixa rotação, que são determinados de acordo com a distancia e velocidade com a qual o líquido deverá ser bombeado.

Bomba Darka sumersível

Bomba Darka

São bombas que fazem a movimentação do fluído estando imersas no líquido em questão.

Geralmente são utilizados em locais que possuem restrição de espaço. Sua fácil instalação e remoção tornam esse modelo um equipamento bastante portátil, sendo muitas vezes alugado por empresas para a realização de trabalhos esporádicos como drenagem de valas, alagamentos, esgotos, etc.

Diferentemente dos demais modelos, as bombas Darka submersíveis geralmente são fabricadas com rotores semi-abertos, que possibilitam o bombeamento de água com detritos. Esse diferencial é importante porque geralmente não é possível ter certeza do material que será encontrado junto ao local a ser bombeado.

Dentre os modelos de bombas submersíveis, encontramos bombas monoestágio, multiestágio ou verticais.

São bombas dotadas de apenas um rotor interno, onde a principal função é valorizar a vazão que essas bombas podem atingir. São os modelos mais comuns de bombas comercializadas.

Dentre os modelos que se destacam nessa série estão as bombas de combate a incêndio e abastecimento predial. Seus bocais de sucção e recalque podem ser produzidos para conexões em rosca (BSP) ou flange (acompanham contra-flange).São bombas dotadas de dois ou mais rotores internos, localizados um deles no corpo e os demais em seu(s) estágio(s), sendo que, cada estágio comporta um único rotor.Para saber o número de rotores e estágios desse modelo, precisamos contar quantos estágios (peça que lembra um anel e que fica entre o motor ou a intermediária, e o corpo) a bomba possui. Uma bomba com quatro estágios possui em sua composição, cinco rotores (um no corpo e mais quatro nos estágios).

Esse modelo além de atingir uma grande vazão, também consegue alcançar altos índices de altura manométrica. Seus bocais de sucção e recalque podem ser produzidos para conexões em rosca (BSP) ou flange (acompanham contra-flange).

Orçamento para Bomba Darka

Ligue: (11) 5641-3018 / (11) 5641-0992

Ou entre em contato via email: vendas1@triangulobombas.com.br